10 motivos para comprar imóvel na planta: tudo o que você precisa saber

10 motivos para comprar imóvel na planta: tudo o que você precisa saber

Se você está pensando em adquirir uma propriedade, existem muitos motivos para comprar imóvel na planta que são vantajosos, seja para utilizá-lo como moradia ou para investimento. Mas a questão é:


Comprar imóvel na planta é um bom negócio?


Muitos compradores se perguntam se comprar imóvel na planta é um bom investimento. A verdade é que tudo depende das suas necessidades e orçamento, porém, é importante considerar que, enquanto um imóvel usado ou pronto para morar pode apresentar diversas limitações e até problemas, o imóvel na planta é um livro em branco, cheio de possibilidades, tanto do ponto de vista financeiro quanto relativo à personalização.


Confira a seguir os 10 motivos que listamos para você que mostram que comprar imóvel na planta é um bom investimento.


1. Valorização e rentabilidade

Comprar um imóvel é investir no seu futuro. E, ao optar por um imóvel na planta, você está escolhendo uma propriedade com grande potencial de valorização. Afinal, um empreendimento nasce da pesquisa e planejamento de construtoras, incorporadoras e investidores. Além disso, muitas vezes a área se valoriza com o tempo, por conta do aumento rápido de pessoas se mudando para a região e consequente crescimento do comércio. Sem falar que, dependendo do empreendimento, ele já está localizado estrategicamente em um local com potencial de alta imobiliária. A valorização de imóvel na planta pode surpreender o comprador, inclusive!
Pensando em todos esses fatores, ainda há a possibilidade de rentabilidade em cima da valorização, através de venda ou locação do imóvel.


2. Facilidade de pagamento

Quando se trata de um imóvel pronto para morar, para realizar um financiamento bancário é exigido o pagamento de um valor de entrada que fica entre 20% e 35%, dependendo do banco escolhido e de atualizações na lei. Contudo, para imóvel na planta o pagamento é facilitado. A entrada, nesse caso, pode ser paga em parcelas até a entrega das chaves, que varia por empreendimento e pela fase da obra em que ele se encontra.


3. Taxas menores

Os imóveis na planta possuem taxas diferenciadas, pois, por conta do pagamento iniciar durante a construção, as parcelas até o momento da entrega de chaves são isentas de juros e são atualizadas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que é relativamente estável, mesmo durante momentos de crise na economia.
Fora isso, comparando com outras linhas de crédito bancário e alguns outros investimentos, as taxas aplicáveis a financiamentos imobiliários são, geralmente, menores.


4. Investimento de baixo risco

Falando em taxas e facilidade de pagamento, outro motivo importante é que um imóvel na planta é um investimento de baixo risco. Por conta do INCC e do parcelamento da entrada, o imóvel na planta pode pesar menos no bolso e é um investimento estável e seguro.
Por ser um imóvel novo, também há bem menos chances de surgimento de problemas que necessitem de manutenção na estrutura do que um imóvel usado, por exemplo.


5. Condições especiais

Além das vantagens já citadas que mostram que comprar imóvel na planta é um bom negócio, ainda existem condições especiais. Preços mais acessíveis, possibilidade de negociação do método de pagamento e até descontos por conta de ser um empreendimento em fase de lançamento são alguns motivos que deixam a compra de imóvel na planta mais atrativa.


6. Planejamento financeiro


Ainda pensando no orçamento para investir, outro benefício do imóvel na planta é a possibilidade de se planejar financeiramente. Sabendo o prazo de entrega do imóvel, você tem tempo de pensar na decoração, pesquisar preços e de comprar móveis e outros utensílios necessários. Assim, é possível tomar as melhores decisões e se programar em relação ao seu investimento para deixar tudo como você quer.


7. Durabilidade dos itens

Escolhendo um imóvel na planta, tudo nele será novo quando estiver pronto. Sem estresses e preocupações com reparos custosos por muito tempo, pois todas as instalações e itens serão novos em folha e existe a garantia da construtora. Dessa forma, você pode assegurar o bom cuidado e manutenção com tudo desde o primeiro dia depois de receber as chaves, assim garantindo uma longa vida útil para os itens do imóvel.


8. Localização privilegiada

Como já mencionamos, não é incomum que novos empreendimentos estejam localizados em excelentes regiões com potencial de valorização. Por isso, buscando por imóveis na planta você encontra opções novas, modernas e que atendem suas necessidades em localizações muito boas, além de, muitas vezes, terem tudo que você precisa nas redondezas, a uma caminhada de distância.


9. Planejamento: da construção à mudança

Comprar um imóvel na planta é ter a possibilidade de se planejar, da construção do empreendimento ao momento da mudança. Você pode sempre estar de olho no que está sendo feito no imóvel, como instalações elétricas, pintura, acabamentos, parte hidráulica, entre outros.

Além da vantagem de poder visitar um modelo decorado e planejar a decoração, você também pode se programar com calma para a data da mudança e as novas rotas rotineiras, como ida para trabalho e levar os filhos para a escola, por exemplo.


10. Personalização do imóvel

E por último, mas não menos importante, alguns empreendimentos oferecem a possibilidade de personalização do imóvel na planta. Nesses casos, as alterações podem ser solicitadas até os estágios iniciais da construção, sem alteração do prazo e necessidade de reformas. As personalizações podem ir desde a distribuição de espaço da unidade até os acabamentos na parte estética, sem perder a garantia oferecida pela incorporadora.

 

Compro um imóvel na planta ou pronto para morar?


Embora existam excelentes motivos para comprar imóvel na planta, essa escolha vem com algumas condições que você deve avaliar se são adequadas para a sua realidade. É importante entender se o que você precisa (tempo de entrega das chaves e necessidades do imóvel, como a personalização) são mais compatíveis com as características de negociação do imóvel na planta ou pronto para morar. A espera pela construção do imóvel pode impactar nas suas necessidades e no seu orçamento, portanto é uma análise que você deve fazer antes de comprar.

 

Cuidados ao escolher um imóvel na planta

A compra de um imóvel é um grande investimento. Por isso, existem alguns cuidados que devem ser tomados, como planejamento do pagamento das parcelas da entrada e análise criteriosa de como será realizada a obra.

Mas, o fator mais importante nesse momento é poder contar com o suporte de especialistas. Dessa forma, você garante todas as vantagens listadas acima.

Em Palmas, capital do Tocantins, você pode contar com a Imobiliária Casa 63, que é especialista no mercado imobiliário local. Aqui você encontra excelentes opções de imóveis na planta, de construtoras confiáveis e com condições especiais para compra. Confira nossos mais novos lançamentos aqui.


Até a próxima!


Leia também: Imóvel na planta ou pronto para morar: qual o melhor para você?

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES