4 perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio

Escolher uma casa ou apartamento para viver é uma tarefa bastante complexa e, por isso mesmo, contar com o auxílio de um profissional do ramo ajuda bastante nesse momento. Porém, antes de fechar negócio, é importante tirar qualquer dúvida ou questionamento que você possa ter.
Esse tipo de transação envolve muitos detalhes e é essencial estar embasado para não se arrepender depois. Quer descobrir quais são as 4 perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio? Então confira o conteúdo a seguir!

1. Qual é o potencial da região?
Um dos principais questionamentos que você deve fazer ao corretor de imóveis é sobre o potencial da região. Áreas bem atendidas pelo governo e com grande número de facilidades são primordiais para uma boa qualidade de vida.
Esses profissionais são bem experimentados no setor e sabem muito bem quando um bairro ou distrito pode se valorizar ou até mesmo se depreciar nos próximos anos.
Informações de investimentos públicos, como a construção de estações de metrô ou trem, recebimento de melhorias na infraestrutura ou até mesmo alargamento e pavimentação de vias sempre são muito bem vistas no mercado.
Ações privadas também têm sua importância, como projetos de empreendimentos residenciais, shopping centers ou grandes centros comerciais.

2. Existem problemas na documentação?
Não caia na tentação de pagar um pouco menos e comprar uma propriedade com problemas na documentação. Pergunte claramente ao corretor se a papelada está em ordem antes de fazer uma proposta, pois ele saberá perfeitamente se existe qualquer falha que pode trazer dores de cabeça no futuro.
Fuja de imóveis em inventário e com ausência de registro ou averbação. Atrasos em impostos e taxas condominiais também precisam estar em dia, caso contrário esses débitos ficam por conta do futuro dono.
Você também pode solicitar uma certidão na prefeitura e outra no cartório de registro de imóveis, para conferir como está a situação.

3. Qual é o perfil da vizinhança?
Poucas pessoas pensam nisso antes de comprar uma propriedade, mas a vizinhança é parte integrante de qualquer região. Por isso, não hesite em fazer essa pergunta para o seu corretor de imóveis antes de assinar o contrato e sacramentar o negócio: ele saberá dar a resposta que você precisa sem dificuldades.
Busque entender o perfil dos moradores do bairro e das ruas adjacentes. Veja se é uma localidade mais agitada, mais familiar e se existem atividades nos finais de semana ou feriados. Dessa forma, você percebe se tem afinidade com esse padrão ou se vai se sentir incomodado com o estilo de vida do lugar.

4. Há necessidade/possibilidade de reformas?
Essa é uma pergunta muito interessante. Muitas pessoas têm verdadeiro horror a obras, mas também existe quem adora fazer mudanças e gosta de decorar a propriedade de acordo com suas preferências e necessidades. Por conta disso, perguntar para o corretor de imóveis se há a possibilidade de reformas é fundamental.
Veja se a planta permite alterações e mudanças ou se a maioria das paredes é estrutural e não pode ser removida. Comprar uma unidade ultrapassada e investir em atualizações como conceito amplo e cozinha americana, por exemplo, pode trazer conforto e, de quebra, é uma excelente forma de investimento.

Essas são algumas perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio! Você conhece alguma outra? Conte para nós nos comentários!

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES