Avaliação de imóvel: como descobrir quanto vale uma propriedade?

Sabemos que os preços das propriedades no Brasil experimentaram enormes variações nos últimos anos, especialmente nas grandes cidades. A valorização acachapante do setor imobiliário e a posterior crise financeira tornaram muito complicado fazer a avaliação de imóvel.
Porém, independentemente do cenário ou do local, existem alguns fatores que sempre influenciam bastante na hora da precificação. Quer descobrir quais são os principais deles? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Localização

Para muitos profissionais do ramo, a localização é o item mais importante para descobrir quanto vale uma propriedade. Isso é ainda mais crucial nos dias de hoje, onde viver em um bom bairro ou distrito pode significar muito mais segurança ou horas a menos perdidas no trânsito diariamente.
A proximidade de áreas centrais, desde que mantido um bom nível de qualidade de vida, é um ponto positivo, que agrega muito valor a um imóvel. O acesso direto a grandes vias urbanas também é um belo diferencial. Regiões exclusivamente residenciais, com foco em condomínios e empreendimentos do gênero também elevam o preço.

Projeto

Atualmente, um bom projeto costuma agregar mais valor do que uma metragem enorme em uma casa ou apartamento. Muitas pessoas compram um imóvel já pensando em fazer mudanças que deixem a unidade mais adequada para suas necessidades e expectativas.
A ampliação de salas ou a conversão da cozinha para um conceito amplo são muito praticadas nos dias de hoje e se a propriedade oferecer essa possibilidade, os preços vão para cima. Já a existência de muitas partes prioritariamente estruturais pode desvalorizar o bem.


Acabamento

O acabamento é uma das partes mais caras de qualquer obra e muitas construtoras não hesitam em economizar nesse item. Por isso, muitas pessoas e especialistas do setor imobiliário observam com atenção esse detalhe na hora da avaliação do imóvel.
Analisar o nível de detalhamento e a qualidade dos materiais usados é fundamental. Mármore e madeira de primeira contribuem para a valorização. Já piso descascando, quadro de energia ultrapassado, vazamentos ou mofo nas paredes jogam o preço para baixo.

Vagas

É de conhecimento geral que os transportes públicos do Brasil são ineficazes, principalmente nos grandes centros urbanos. Por conta disso, boa parte das pessoas depende muito dos seus carros particulares para ir ao trabalho ou mesmo levar os filhos na escola.
Dentro desse contexto, um bom número de vagas na garagem conta pontos importantes na avaliação de imóvel. O tamanho do espaço e a exclusividade para quem mora no local também influenciam no preço.

Documentação

A documentação é um item importante para um comprador e, por isso mesmo, esse é outro item que pesa na hora da avaliação de imóvel. Muitas pessoas, quando pensam em vender sua propriedade, simplesmente param de pagar as contribuições e impostos, tentando empurrar isso para o próximo dono.
Em função disso, taxas de condomínio em aberto, IPTU atrasado, questões trabalhistas pendentes ou outros débitos do gênero desvalorizam qualquer unidade. Ser parte de partilha ou herança também diminui o valor da casa ou do apartamento.

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES