O que observar antes de comprar um imóvel?

Depois de muito pensar a respeito, você chegou a uma conclusão: finalmente vai comprar um imóvel. Essa é a melhor solução para oferecer mais conforto e qualidade de vida à sua família, sem falar naquela sensação de bem-estar que o processo de mudança traz consigo.
Mas até que esse próximo capítulo da sua história comece, ainda tem muito metro quadrado pela frente. E para que tudo se encaixe bem, é preciso ficar atento a alguns detalhes desde o início da procura. Por isso, separamos alguns itens importantes para você observar antes de fechar negócio. Confira!

1. Problemas na documentação
Uma propriedade pode estar com a documentação comprometida de várias formas. As principais delas são:
• Imóvel em processo de inventário;
• Ausência de registro ou de averbação (quando alguma ação realizada no terreno não foi formalizada);
• Propriedade irregular pelo não pagamento de dívidas e impostos.
Diante de tudo isso, o importante é não deixar para resolver esse assunto de última hora. Solicitando uma certidão do imóvel na prefeitura e outra no cartório de registro de imóveis, você pode conferir como está a situação e evitar dores de cabeça.

2. Valor do metro quadrado
Independentemente de sua escolha em relação ao tipo de imóvel (na planta ou usado), procure conhecer o valor do metro quadrado dos que despertaram seu interesse.
Esse cálculo costuma apresentar resultados diferentes conforme o local em que o empreendimento se localiza. E é com essa informação que você consegue ter uma ideia de qual deles oferece o melhor custo-benefício.
Por exemplo: um apartamento novo com 1 dormitório pode ter o metro quadrado mais caro do que um apartamento usado, mais espaçoso e com 2 quartos. Sendo assim, o indivíduo fará a decisão conforme aquilo que achar mais vantajoso para seu momento atual.

3. Taxa de juros
Os juros mudam de acordo com o valor do empreendimento e do financiamento. Para saber qual o melhor investimento, procure diversos bancos para consultar a taxa de cada um. Se preferir, utilize os simuladores online que as instituições bancárias disponibilizam.

4. Idoneidade da construtora
Decidiu-se por comprar um imóvel recém-construído ou ainda na planta? Então, antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa para conhecer a idoneidade da construtora responsável pelo projeto. Assim você pode assegurar-se de que existe compromisso com a entrega. Para isso, você pode:
• Conferir o registro do arquiteto e do engenheiro da obra;
• Verificar se o memorial descritivo está registrado;
• Consultar o Procon com o CNPJ da empresa em mãos;
• Descobrir se existem débitos com a prefeitura.
Se for um imóvel usado, é possível checar o registro no cartório de imóveis, solicitar documentos referentes ao empreendimento e confirmar o cadastro da imobiliária e do corretor no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

5. Características da localização
Conhecer melhor o lugar para onde você pretende se mudar também possui uma carga de importância na tomada de decisão. Vá até lá pessoalmente e converse com quem já mora há mais tempo no bairro, fazendo perguntas sobre infraestrutura e segurança, tanto da propriedade quanto dos arredores.
6. Relacionamento pós-venda
Quando o imóvel é novo, pode ser que algum problema seja encontrado somente após a entrega das chaves com a chegada dos moradores. Caso isso ocorra, é preciso saber se você poderá contar com a construtora.
Algumas delas se mostram abertas para construir um bom relacionamento com seus clientes antes mesmo do início das obras. E fazem questão de disponibilizar todos os seus canais de comunicação para a resolução de problemas. Por isso, fique atento e garanta que haverá um pós-venda eficiente.
Realizar o sonho da casa própria envolve pesquisar bastante todas as opções que chamaram sua atenção. Depois, é preciso fazer uma divisão entre as propostas boas e as que não soaram tão promissoras assim. E o mais importante: contar com uma imobiliária que ofereça imóveis de qualidade e que você possa confiar.
Agora que você já sabe mais sobre como comprar um imóvel, é só abrir a porta para as oportunidades que aparecerem.
 

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES