4 perguntas que você precisa fazer ao visitar um imóvel

Muitas pessoas pensam em investir no mercado imobiliário e elas têm excelentes motivos para isso. Além de ser um setor robusto e bem experimentado, a possibilidade de conseguir grandes lucros com locação ou vendas futuras é imensa. Porém, antes de uma aquisição, é fundamental saber que você deve fazer algumas perguntas ao visitar um imóvel.

Por se tratar de uma transação de valores elevados, não dá para deixar brechas para erros na hora da escolha. Confira a seguir o conteúdo que preparamos e conheça as 4 questões que você não pode deixar de sanar na procura por uma propriedade!

1. Existe a necessidade de reformar?

Questionar sobre a necessidade de reformar deve ser uma das suas principais perguntas ao visitar um imóvel. Basicamente, você deve descobrir se existem falhas graves na propriedade ou vícios ocultos. Da mesma maneira, também é importante descobrir se a planta é adaptável e se você pode fazer algumas adequações, como derrubar ou mudar paredes de lugar.

Avalie, sobretudo, as partes elétricas e hidráulicas, que são campeãs em apresentar problemas. Observe o quadro de luz e veja se ele está atualizado. Olhe também se existem tomadas em número suficiente e se todas estão funcionando. Não deixe de procurar pontos de vazamento, infiltrações ou mofo, pois reparar o encanamento não é nada barato.

2. Há quanto tempo o imóvel está à venda?

Descobrir há quanto tempo o imóvel está à venda é notadamente importante por uma razão: isso confere muito mais poder de barganha para o comprador e pode tornar o investimento ainda mais interessante. O proprietário que está tentando sem sucesso vender seu imóvel há meses, por exemplo, estará mais apto a aceitar uma proposta séria, ainda que ela esteja um pouco abaixo do valor de mercado.

Além disso, essa informação também pode indicar outras questões, como uma baixa procura por unidades na região, o que tornaria o local pouco atrativo para quem pensa em adquirir renda passiva com o aluguel da propriedade.

3. Qual é o potencial de valorização?

Indagar sobre o potencial de valorização da região é outra das perguntas que devem ser feitas ao visitar um imóvel. Quem pensa em investir pode descobrir boas oportunidades se encontrar um bairro que esteja recebendo melhorias, independentemente de elas virem da iniciativa privada ou do próprio governo.

Entre os principais pontos está a construção de estações de metrô ou trem, que sempre chama a atenção e eleva os preços do mercado imobiliário da região. A instalação de novos shopping centers também é um bom sinal, pois isso movimenta o comércio local e atrai visitantes. Condomínios residenciais são outra grande pedida, pois remetem a mais qualidade de vida.

4. Existem problemas na documentação?

A documentação de um imóvel pode se tornar um tremendo problema para um futuro proprietário e, por isso mesmo, você não deve deixar de perguntar sobre o tema quando visitar uma casa ou apartamento. Antes de fazer uma proposta, verifique se a papelada está toda em ordem ou se existem pendências que podem trazer uma bela dor de cabeça no futuro.

Unidades em inventário, por exemplo, podem ser alvo de disputas judiciais por anos ou até mesmo décadas. As taxas de condomínio e os impostos também precisam estar em dia, pois os débitos ficam por conta do novo dono em caso de transferência. Tirar uma matrícula atualizada no registro de imóveis do município pode responder boa parte dessas questões.

E então, você estava preparado para fazer todas essas perguntas ao visitar um imóvel? Sobraram dúvidas? Então entre em contato com nossos corretores e conte com ajuda especializada para as suas negociações!

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES