Dicas para escolher o seu imóvel

Tipo do Imóvel

Escolha o tipo de imóvel que deseja adquirir de acordo com os seus objetivos futuros, casa ou apartamento, urbano ou de veraneio, pois afinal é uma aquisição que durará muitos anos.

Local do Imóvel 

Visite o local do imóvel para verificar a infraestrutura do bairro, barulhos, problemas de enchentes, trânsito, enfim verifique tudo que possa incomodá-lo. Bem como, verifique a qualidade do comércio, transporte público e o que mais for necessário e importante para você.

Conservação do imóvel

Faça uma visita ao imóvel durante o dia para constatar se há nele infiltrações, má conservação, pois são condições importantes que serão avaliadas pelo engenheiro no momento de solicitar o financiamento ao agente financeiro.

Garagem

Ao adquirir um apartamento consulte na matricula do imóvel ou na convenção de condomínio, quantas vagas você terá direito, se são autônomas ou coletivas. Alguns bancos não financiam imóveis que não possuem no mínimo uma vaga de garagem.

Condomínio

Converse com o síndico sobre a estrutura do prédio, se há previsão de obras futuras. Verifique se a unidade (casa ou apto) está em dia com os pagamentos, se há previsão de aumento no valor da mensalidade do condomínio, bem como se há rateios frequentes.

IPTU

Imposto Predial Territorial Urbano: pesquise no site de Prefeitura Municipal do local do imóvel ou dirija-se a uma unidade da Prefeitura para verificar as informações cadastrais do imóvel e pagamentos.

Registro de Imóveis

Informe-se no cartório de registro de imóveis competente sobre o imóvel que deseja comprar, peça uma matrícula atualizada e verifique se quem está vendendo consta no documento e ainda, se há algum ônus sobre o imóvel.

Compromisso de compra e venda

Ao escolher o imóvel combine com o vendedor a formalização do negócio por meio de um compromisso de venda e compra. É importante que você consulte a idoneidade do vendedor antes de firmar o compromisso. 
Neste instrumento que pode ser particular, estipulem preço, sinal, entrega de documentos, prazo para pagamento, prazo para entrega das chaves etc. Não realize negociação verbal. Procure sempre profissionais credenciados no CRECI - Conselho regional de Corretores de Imóveis. 

Pagamento ao Vendedor

No caso de financiamento após as seguintes etapas: 
a. O trâmite de análise e aprovação do crédito pelo agente financeiro, 
b. Aprovação dos documentos apresentados, 
c. Avaliação do imóvel,
d. Enquadramento para o saque do FGTS perante a CEF,
e. Assinatura e registro do contrato de financiamento junto ao cartório de imóveis. 
O Serviço de Registro de Imóveis tem por lei até 30 dias para entregar o contrato devidamente registrado, dessa forma, não pactue com o vendedor prazo curto para o pagamento total do imóvel.

Imóvel novo ou usado

Faça a sua escolha, considerando além dos planos futuros o quanto você poderá pagar por ele. Um imóvel usado atualmente é mais barato que o novo, já o imóvel novo na planta é mais barato que um imóvel novo pronto, entretanto, ao comprar imóvel em construção você poderá ter um plano diferenciado de pagamento como as parcelas intermediárias.

Imóvel em construção

Confirme a informação do folheto, normalmente em letras pequenas no rodapé dos folhetos de propaganda, perante do Serviço de Registro de Imóveis. Na matricula você poderá confirmar se a vendedora/construtora do imóvel está registrada na matrícula, se ela fez financiamento com algum agente financeiro para realizar a obra. Faça consulta em sites do Procon, Serasa, SPC, Receita Federal etc para verificar a idoneidade da construtora. Leia o memorial descritivo da obra para saber que tipo de material de acabamento será utilizado, tudo tem que estar muito bem especificado. Leia também o contrato de compra da unidade. Preste atenção no preço, multas contratuais, bem como o prazo de entrega da obra, se há previsão de atraso e de quanto tempo. Qualquer divergência contratual poderá ser contestada.

Fonte: http://www.financiamento.com.br/

ofertas da semana | AS MELHORES OPORTUNIDADES